Buscar
  • Ale Ferreira

Você sabe o que é “Revenge Spending” ou melhor “Vingaça de Consumo”?




Um estudo realizado pela Bloomberg em parceria com a Agility sobre o comportamento de consumo dos chineses, traz de volta uma tendência da década de 80 pós revolução cultural, e que agora podemos visualizar no retorno às compras e a vida normal dos chineses.

O termo “Revenge Spending” ou melhor “Vingaça de Consumo” é literalmente voltar a consumir. Depois de semanas em isolamento, os chineses passaram a gastar o que não puderam gastar enquanto estavam isolados em suas casas.

No pico da pandemia a China teve uma queda de 80% no volume de negócios, e agora especialistas comentam que já é possível perceber um aumento de pessoas nas lojas, melhora no humor dos clientes, e devida as limitações no tráfego aéreo, a alternativa é comprar no próprio país.

O estudo já demonstra uma recuperação lenta e otimista no varejo da China.

Mas mesmo com a “vingança de consumo”, é pouco provável que haja uma recuperação das vendas perdidas e os maus resultados deste ano.


E aqui no Brasil? O que podemos esperar?


Pelo fato da pandemia ter começado na China, o país foi e será referência de comportamento para todo o resto do planeta. Temos que ficar de olho neles. Apesar de sermos de culturas diferentes, não podemos esquecer que somos seres biológicos de uma única espécie, e que temos comportamentos parecidos e as vezes idênticos.

Então na minha opinião seremos surpreendidos com a volta do consumo dos brasileiros. Claro que não podemos fantasiar e achar que as perdas serão recuperadas e tudo voltará ao normal assim que o isolamento social terminar, mas o varejo se surpreenderá com os resultados.


Para finalizar, posso falar por mim, não vejo a hora de passear no shopping. Não vejo a hora de ir ao salão de beleza para me sentir bonita e dar boas risadas. Não vejo a hora de tomar café em uma rodada de negócios. Comer pizza com meus amigos! Não vejo a hora de ir ao cinema. Não vejo a hora de viajar com minha família. Não vejo a hora de tudo isso acabar!


E você o que acha? Me conta vai!



Alessandra Ferreira

Especialista em Redes Sociais



Fontes: Bloomberg e Forbes

0 visualização

©2019 by Tencom. Proudly created with Wix.com