Buscar
  • Ale Ferreira

Tendências de Marketing Digital para 2020

Atualizado: Jan 3

Antes de iniciar suas estratégias de marketing digital para 2020, leia este artigo!

Fiz um resumo do que os especialistas estão falando sobre as tendências para o próximo ano. Vamos lá!



SEO e a Busca por voz

Isso não é mais novidade por aqui, e segundo as pesquisas em 2020, 50% das buscas serão feitas por voz. Para que você seja encontrado por esse mecanismo é preciso trabalhar o VSEO (voice search engine optimization) do seu negócio. Procure um especialista em SEO (Search Engine Optimization) para te ajudar o mais rápido possível!


Aplicativos de mensagem

Como eu sempre falo em minhas palestras, quando conseguimos tirar o lead do “barulho das redes sociais” e passamos a conversar com ele pelo WhatsApp, temos 60% de chances de fechar a venda!

Segundo os especialistas o Telegram terá maior visibilidade no ano que vem por ter opções que o WhatsApp ainda não tem. Mas vale lembrar que o WhatsApp está preparando uma série de novos recursos que irão facilitar a troca de mensagens. Então minha sugestão é você instalar o Telegram e começar a trabalhar com ele também.


Conversas em tempo real

O cliente quer ter respostas rápidas, seja por aplicativos de mensagem ou por Chatbots que imediatamente conseguem fazer o primeiro atendimento e estão disponíveis 24/7 - inclusive eu já gravei um vídeo no IGTV da Tencom sobre os Chatbots – dá uma olhada lá!

Segundo os especialistas o quanto mais rápida a sua empresa for nas respostas, maiores as chances de conversão.

Lembre-se que no Messager do Facebook você pode programar respostas automáticas para interagir com sua audiência. No Direct do Instagram, até o momento, só é possível através da aquisição de uma ferramenta externa.


Vídeo

A audiência do YouTube já é muito maior do que o último capítulo da novela da Globo. Isso mesmo! E vale lembrar que além do YouTube temos também o IGTV no Instagram que ainda é pouco utilizado, mas que já anunciou uma série de mudanças para 2020.

Mas o mais importante neste item não são os canais, e sim a produção de conteúdo em vídeos, que nos últimos anos mostraram resultados incríveis para a comunicação de uma marca.

Então, bora fazer vídeo para sua audiência!


Podcast

A volta dos que nunca foram! Kkkk

Piadinhas a parte - para os que ainda não conhecem Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, mais conhecido como "textos para ouvir". E a facilidade de consumir conteúdo através de áudio, foi que fez ressurgir o Podcast e virou o queridinho da vez! Este tipo de conteúdo cresceu e continuará crescer nos próximos anos.

Uma dica - quando for fazer um vídeo, aproveite o áudio do mesmo para criar seu Podcast


Influenciador digital

Podemos dizer que 2019 foi o ano deles, pois nós como audiência entendemos seu papel, e as marcas entenderam como usar esse novo canal para vender mais.

Segundo o relatório da Elderman, 63% dos consumidores confiam mais nas opiniões dos influenciadores sobre os produtos, do que naquilo que as marcas dizem sobre si mesmas. Além disso, 58% das pessoas compraram um novo produto nos últimos seis meses, devido à recomendação de um influenciador.

Para começar a trabalhar com um influenciador é importante entender seu histórico, qual o público que ele atinge, seu propósito, o engajamento da sua audiência, quais outras marcas estão ligadas e quanto ele está disposto a te ajudar a vender.


Neuromarketing

Bom quem me conhece sabe minha paixão por essa ciência...

O Neuromarketing é a junção da neurociência com o marketing que estuda o comportamento e o processo de decisão do consumidor​. Hoje grandes empresas já são mestres em criar situações para estimular o inconsciente do consumidor para provocar a tomada de decisão.

Em meu treinamento eu ensino como usar táticas de neuromarketing para estimular a atenção, o engajamento e criar memória de longa duração nas redes sociais.


Linkedin

Em todos os meus treinamento e palestras eu sempre falo da importância de ter o perfil atualizado e uma página comercial no Linkedin, e manter uma rotina de publicação.

De acordo com os especialistas a plataforma irá ganhar os holofotes em 2020. Pois tem feito atualizações com novos recursos, e se consolidando ainda mais como uma rede profissional, além claro, de seu objetivo principal que é gerar novas oportunidades de trabalho.

Mas o melhor do Linkedin está por vir, até o momento, o alcance orgânico é o maior comparado com as outras redes, e seu sistema de mídia é excelente.

Aproveite as férias para atualizar seu perfil e manter uma rotina de publicação no Linkedin.

Em breve farei uma mentoria online do Linkedin. Se você tiver interesse clique aqui!


Ale Ferreira - especialista em Redes Sociais

Fontes: Startase, Linkedin, Rejane Toigo, MLabs

14 visualizações

©2019 by Tencom. Proudly created with Wix.com

Nossa Política de Privacidade