
Tendências de Marketing Digital para 2020
Atualizado: 3 de jan. de 2020
Antes de iniciar suas estratégias de marketing digital para 2020, leia este artigo!
Fiz um resumo do que os especialistas estão falando sobre as tendências para o próximo ano. Vamos lá!

SEO e a Busca por voz
Isso não é mais novidade por aqui, e segundo as pesquisas em 2020, 50% das buscas serão feitas por voz. Para que você seja encontrado por esse mecanismo é preciso trabalhar o VSEO (voice search engine optimization) do seu negócio. Procure um especialista em SEO (Search Engine Optimization) para te ajudar o mais rápido possível!
Aplicativos de mensagem
Como eu sempre falo em minhas palestras, quando conseguimos tirar o lead do “barulho das redes sociais” e passamos a conversar com ele pelo WhatsApp, temos 60% de chances de fechar a venda!
Segundo os especialistas o Telegram terá maior visibilidade no ano que vem por ter opções que o WhatsApp ainda não tem. Mas vale lembrar que o WhatsApp está preparando uma série de novos recursos que irão facilitar a troca de mensagens. Então minha sugestão é você instalar o Telegram e começar a trabalhar com ele também.
Conversas em tempo real
O cliente quer ter respostas rápidas, seja por aplicativos de mensagem ou por Chatbots que imediatamente conseguem fazer o primeiro atendimento e estão disponíveis 24/7 - inclusive eu já gravei um vídeo no IGTV da Tencom sobre os Chatbots – dá uma olhada lá!
Segundo os especialistas o quanto mais rápida a sua empresa for nas respostas, maiores as chances de conversão.
Lembre-se que no Messager do Facebook você pode programar respostas automáticas para interagir com sua audiência. No Direct do Instagram, até o momento, só é possível através da aquisição de uma ferramenta externa.
Vídeo
A audiência do YouTube já é muito maior do que o último capítulo da novela da Globo. Isso mesmo! E vale lembrar que além do YouTube temos também o IGTV no Instagram que ainda é pouco utilizado, mas que já anunciou uma série de mudanças para 2020.
Mas o mais importante neste item não são os canais, e sim a produção de conteúdo em vídeos, que nos últimos anos mostraram resultados incríveis para a comunicação de uma marca.
Então, bora fazer vídeo para sua audiência!
Podcast
A volta dos que nunca foram! Kkkk
Piadinhas a parte - para os que ainda não conhecem Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, mais conhecido como "textos para ouvir". E a facilidade de consumir conteúdo através de áudio, foi que fez ressurgir o Podcast e virou o queridinho da vez! Este tipo de conteúdo cresceu e continuará crescer nos próximos anos.
Uma dica - quando for fazer um vídeo, aproveite o áudio do mesmo para criar seu Podcast
Influenciador digital
Podemos dizer que 2019 foi o ano deles, pois nós como audiência entendemos seu papel, e as marcas entenderam como usar esse novo canal para vender mais.
Segundo o relatório da Elderman, 63% dos consumidores confiam mais nas opiniões dos influenciadores sobre os produtos, do que naquilo que as marcas dizem sobre si mesmas. Além disso, 58% das pessoas compraram um novo produto nos últimos seis meses, devido à recomendação de um influenciador.
Para começar a trabalhar com um influenciador é importante entender seu histórico, qual o público que ele atinge, seu propósito, o engajamento da sua audiência, quais outras marcas estão ligadas e quanto ele está disposto a te ajudar a vender.
Neuromarketing
Bom quem me conhece sabe minha paixão por essa ciência...
O Neuromarketing é a junção da neurociência com o marketing que estuda o comportamento e o processo de decisão do consumidor. Hoje grandes empresas já são mestres em criar situações para estimular o inconsciente do consumidor para provocar a tomada de decisão.
Em meu treinamento eu ensino como usar táticas de neuromarketing para estimular a atenção, o engajamento e criar memória de longa duração nas redes sociais.
Em todos os meus treinamento e palestras eu sempre falo da importância de ter o perfil atualizado e uma página comercial no Linkedin, e manter uma rotina de publicação.
De acordo com os especialistas a plataforma irá ganhar os holofotes em 2020. Pois tem feito atualizações com novos recursos, e se consolidando ainda mais como uma rede profissional, além claro, de seu objetivo principal que é gerar novas oportunidades de trabalho.
Mas o melhor do Linkedin está por vir, até o momento, o alcance orgânico é o maior comparado com as outras redes, e seu sistema de mídia é excelente.
Aproveite as férias para atualizar seu perfil e manter uma rotina de publicação no Linkedin.
Em breve farei uma mentoria online do Linkedin. Se você tiver interesse clique aqui!
Ale Ferreira - especialista em Redes Sociais
⠀
Fontes: Startase, Linkedin, Rejane Toigo, MLabs