Buscar
  • Ale Ferreira

PODCASTS - a volta dos que nunca foram

Atualizado: Jul 24

Em 2008 quando eu trabalhava em uma multinacional, uma das ações de marketing de relacionamento que criamos foi a entrega de um aparelho MP3 com vários podcasts de especialistas da área de TI. A ideia era compartilhar o conhecimento da empresa com nossos clientes. E foi um sucesso. Mas na época não era uma mídia massificada devido as limitações que tínhamos com os celulares.


Mas os podcasts são um sucesso atualmente, e a popularização chegou graças a todos os recursos que temos hoje com os smartphones, internet rápida e uma variedade de plataformas de streaming.


Para quem ainda não tem muita intimidade com essa mídia, o podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, mais conhecido como "textos para ouvir". E a facilidade de consumir conteúdo através de áudio, foi que fez ressurgir o podcast e virou o queridinho da vez!


Segundo o site Meio&Mensagem, em outubro do ano passado a Deezer publicou uma pesquisa sobre o consumo de podcasts no Brasil. Este tipo de mídia teve um crescimento de consumo de 177% em sua plataforma 2019. Outra pesquisa, realizada pelo Ibope, indicava em meados de 2019 que, dos 120 milhões de internautas brasileiros, 40% deles, ou seja, 50 milhões de pessoas, já ouviam algum tipo de programa de áudio. Em abril deste ano, em uma pesquisa internacional da Global Web Index, o consumo de podcasts durante a quarentena cresceu globalmente 18%, sendo 24% somente entre os millennials.


Você deve estar se perguntando, mas o podcast vai substituir o rádio? Ou o podcast é um tipo de rádio? E o que a sua marca tem haver com isso?


Vamos lá vou te explicar! O podcast assim como os vídeos é um tipo de conteúdo que você pode consumir em qualquer lugar a qualquer momento pelos meios digitais. O que difere o podcast do rádio e o fato de você poder escolher o que você vai escutar.


Durante a pandemia passei a ser uma grande consumidora de podcasts. Assim como muitas famílias, minha rotina em casa mudou bastante. Passei a cozinhar diariamente, e enquanto preparo a comida coloco meus podcasts para rodar. Confesso que estou adorando esse tipo de mídia.


Criar conteúdo relevante para o seu público, é sem dúvida uma das melhores estratégias para criar reputação e conectar sua audiência com sua marca. Ter um canal de podcasts é mais uma excelente oportunidade de você alcançar sua audiência, ou então impactar aquela audiência que você ainda não tinha alcançado.


Criar podcasts é fácil e não requer grandes investimentos, aliás dá para fazer sem gastar nada.


No meu próximo “tutu da ale” vou te ensinar a criar um podcast.

Fique de olho!

Aproveite acessar meu canal no Spotify:

https://spoti.fi/2O44sgt


Alessandra Ferreira Especialista em Marketing Digital


27 visualizações

©2019 by Tencom. Proudly created with Wix.com