Buscar
  • Ale Ferreira

Dicas para segurança nas redes sociais

Vazamento de informações do Facebook em 2019.

Ataque de hackers nas maiores contas do Twitter no início do mês de julho de 2020.

Contas clonadas no Instagram e WhatsApp.

SMS e e-mails falsos.


E você já teve algum problema de segurança com suas contas? Espero que não, mas aposto que já ouviu falar de alguém que passou por esse problema. E é bom você se preocupar, pois ainda há muita vulnerabilidade no mundo online.


Pensando nisso separei algumas dicas importantes para você tentar manter suas contas seguras, mesmo com todas as orientações não temos ideia da capacidade de um hacker invadir seus dados.


Vamos tentar deixar o caminho para eles um pouco mais difícil.

Todos os seus dispositivos devem conter senhas

Comece criando senhas para todos os seus dispositivos, como celulares, tablets e computadores. Lembre-se, deixar um dispositivo sem senha é a mesma coisa que deixar sua casa aberta para o bandido entrar.

Crie senhas fortes

Senhas fortes ajudam a dificultar o trabalho dos hackers, então sempre que escolher uma senha utilize letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais como “@” e “$”. Considerando que é possível usar as redes sociais para se conectar a outros serviços, por esse motivo, é necessário de tempos em tempos alterar suas senhas.

Revise as configurações de segurança das redes sociais

Antes de passar as próximas dicas, quero compartilhar duas notícias importantes referente a segurança nas redes sociais. No começo deste mês o Linkedin foi autuado por copiar conteúdo da área de transferência dos usuários, e o TikTok foi banido da índia, pela alegação que existem diversos problemas relacionados a segurança do aplicativo.

A maioria das redes sociais disponibilizam configurações de privacidade. Escolha as opções que apenas sua rede de confiança possa ter acesso aos seus dados pessoais, como e-mail, telefone e endereço. Caso o aplicativo não disponha desses itens, é melhor não expor seus dados.

Minha sugestão é que você invista um tempinho para rever as configurações de privacidade das redes sociais que você utiliza, e, como comentei no item acima, troque sua senha com frequência.

Autenticação de dois fatores

Essa é uma ação que em minha opinião, me deixa mais tranquila sobre segurança nas redes sociais.

A autenticação de dois fatores é um recurso que acrescenta uma camada adicional de segurança para o processo de login, exigindo que o usuário forneça duas formas de autenticação. A primeira é a senha, e a segunda é um código que pode ser enviado por SMS ou para seu e-mail. Isso significa que, se outra pessoa tiver sua senha, ela não irá conseguir acessar sua conta sem esse segundo código.

Alguns sites já disponibilizam essa função, como o Gmail, Facebook e Twitter.

Alerta de aviso quando seu nome aparecer em pesquisas

Eu adorei essa dica do site Canal Tech!

Se você é uma pessoa participava nas redes sociais, e está sempre em evidência em discussões no Facebook, Twitter ou em fóruns, é bem provável que seu nome apareça nos resultados de busca sem você saber. E para você saber onde seu nome aparece, use a ferramenta Google Alerts.

Google Alerts é um serviço do Google que envia para sua caixa de e-mails, diariamente, resultados de pesquisa de um determinado tema – assista o tutorial que preparei em meu canal no YouTube no link abaixo.

É bem simples! Cadastre seu nome completo, variações e nicknames que você usa online, e o Google irá te avisar sempre que seu nome aparecer nos resultados de buscas que atendam ao critério.

Como usar o Google Alerts: https://bit.ly/2EjQ4zk

Aplicativos de antivírus

Todos devemos ter instalados! Os aplicativos de segurança, no qual chamamos de antivírus são eficientes na proteção dos dados dos seus equipamentos. Para celulares a grande maioria contempla a versão gratuita, mas na minha opinião vale o investimento na versão paga, que não ultrapassa o valor de R$40,00 ao ano, e você terá toda segurança garantida.

Segue abaixo link do artigo do site Olhar Digital referente aos melhores antivírus para Android: https://bit.ly/3jCMJeN

Fique de olho! Vazamento de informações ainda é um tema que será muito repercutido até que todas as empresas garantam a segurança de nossos dados.


Até a próxima!

Ale Ferreira


7 visualizações

©2019 by Tencom. Proudly created with Wix.com