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  • Ale Ferreira

Dicas do Linkedin - como funciona a maior rede social profissional do mundo

Atualizado: há 7 dias



Antes de qualquer coisa você precisa ter em mente que o Linkedin é a maior rede de relacionamento profissional do mundo. O foco aqui é negócios! Por esse motivo é importante você saber como a plataforma funciona e como você deve se comportar lá dentro.


Segundo o Linkedin 57% da decisão de fazer negócios com você já foi feita antes do primeiro contato. Isso se deve ao fato de que as pessoas pesquisam você antes mesmo de te conhecer.


Quando buscamos na Internet por algo ou alguém, nossa expectativa é encontrar a informação correta. Concorda?

Se você é está em busca de novas oportunidades de negócio, ou em busca de um novo emprego, veja abaixo algumas dicas importantes sobre o Linkedin:


PERFIL COMPLETO


Imagine que seu nome é um nome comum, ou então você foi indicado por alguém, como a pessoa que está te procurando vai te diferenciar dos demais? Para que você não perca nenhuma oportunidade mantenha seu perfil atualizado e completo! Somente assim você será encontrado.


#DicaDaAle - preencha todos os campos do seu perfil e não somente os campos básicos.


FOTO NO LINKEDIN


Segundo dados do Linkedin 90% das pessoas que usam a ferramenta só visitam perfis com foto. Considerando isto mantenha sua foto atualizada. Evite fotos com bonés, chapéus, óculos escuros e em ambientes festivos. Fotos mais despojadas, com amigos e família use em outras redes sociais.

No Linkedin você deve se preocupar com a foto que represente você profissionalmente. Claro, que não precisa de terno e gravata para os homens nem terninho para as mulheres, mas uma foto atual de alta qualidade.


#DicaDaAle

  • Sua foto precisa ser atual, nada de fotos da infância ou de 5 anos atrás.

  • Tire uma foto como se você fosse trabalhar ou visitar um cliente.


Abaixo separei alguns exemplos (fonte: banco de imagens iStok), para você se inspirar na hora do click.


EVITE FOTOS COM EXCESSO DE INFORMAÇÃO

Neste exemplo existe um excesso de expressões (poses), que para um primeiro contato pode causar uma estranheza ao seu visitante.


#DicaDaAle

  • Meninas evitem fotos com excesso de maquiagem ou fotos da infância.

  • Investir em uma seção de foto com um profissional é uma excelente ideia.





PARTICIPAR PARA TER MAIS VISIBILIDADE


Quanto mais você participa da rede, mais visibilidade você terá!

Sim, interagir com outras pessoas, fazendo comentários e compartilhando conteúdo são ações muito eficientes no Linkedin, pois a ferramenta entende que você é uma pessoa ativa na plataforma e isso ajudará o seu perfil a ter maior visibilidade. E posso garantir que isso acontece mesmo, pois tenho percebido um número maior de pessoas visitando o meu perfil nos últimos meses.



COMPORTAMENTO NO LINKEDIN QUE DEVE SER EVITADO


  • Comentar assuntos que levem para uma discussão mais séria

  • Como expliquei acima, esta é uma Rede Social para profissionais então evite paqueras e convites com segundas intenções

  • Evite excessos em “puxar o saco” de alguém ou de alguma empresa com objetivo de cavar oportunidade de negócio ou emprego

  • Convites para festas ou baladas pessoais – nem pensar! Se quiser fazer isso, mande uma mensagem privada

  • Cuidado com os likes e comentários sem ler o conteúdo inteiro

  • Não dê likes sem saber quem é a pessoa

  • Não mostre desespero na busca de oportunidades, isso pode vir contra você em um futuro próximo


#DicaDaAle

  • Compartilhe conteúdos e opiniões que você acredita ou que faça sentido com sua vida profissional/negócio

  • Aproveite para aprender, o Linkedin possui ferramenta de eLearning, sem contar os conteúdos ricos que são compartilhados na rede

  • Siga influenciadores que você se identifica

  • Faça parte de grupos

  • Comente e compartilhe

  • Tenha uma rotina de atividades na plataforma


CONTEÚDO PARA O LINKEDIN


Escrever textos no feed, artigos mais longos e publicar vídeos são uma excelente forma de fortalecer sua presença digital em qualquer rede social. Mas no Linkedin isso tem um peso muito maior.

A plataforma dá preferência para os “criadores de conteúdo nativos”, que são pessoas que tem uma rotina de publicação, isso quer dizer, se preocupam em produzir conteúdos relevantes sem se preocupar com horários nobres.


COMO FUNCIONA A INTELIGÊNCIA (ALGORITMO) DO LINKEDIN


O algoritmo possui quatro grandes passos, sendo os três primeiros automatizados e o quarto e último é uma análise humana. Sim! Pessoas irão analisar o conteúdo e o seu comportamento.


Vamos lá:

1o passo: Um robô irá analisar se seu conteúdo é de baixa ou alta qualidade e se tem características de spam.

2o passo: Será analisado o engajamento do seu conteúdo, isso quer dizer se as pessoas comentam ou compartilham.

3o passo: Com base no passo anterior é neste momento que o Linkedin irá avaliar se o conteúdo deve ou não continuar aparecendo no feed.

4o passo: Para o seu post chegar nesta fase, é preciso um ótimo desempenho nas fases anteriores. Neste momento uma equipe de técnicos irá determinar se o seu conteúdo deve ou não continuar aparecendo no feed, e é aqui que seu post terá #SucessoTotal, pois se aprovado o alcance será maior comparado as demais redes sociais.


PALAVRAS-CHAVES (SEO)


O Linkedin possui seu próprio mecanismo de busca, e por esse motivo é bastante importante você pensar em temas e palavras-chaves que facilitem a busca do seu conteúdo, pois assim seu post terá grandes chances de alcançar muito mais pessoas.


GRUPOS NO LINKEDIN


Assim como o Facebook o Linkedin tem uma série de grupos que você pode participar ou criar o seu próprio grupo.


#DicaDaAle


Os grupos de discussões dentro do Linkedin, são excelentes fontes de informação. Quando tenho que entender um pouco mais de um mercado, dentro do meu trabalho como criadora de conteúdo para clientes, eu sempre dou uma olhada no que os grupos estão discutindo e compartilhando.

Além disso você pode compartilhar seu post para um grupo de pessoas que não fazem parte da sua rede.


Se tiver alguma dúvida, é só me mandar uma mensagem nas minhas redes sociais.


Bom posts para você!


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