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  • Ale Ferreira

Como manter um bom relacionamento com meu cliente durante a pandemia?

Atualizado: Mar 31

Parece que tudo virou de ponta cabeça desde que entramos na quarentena do COVID-19, não é mesmo? O isolamento social não é nada fácil, ainda mais para nós brasileiros que adoramos estar juntinhos uns dos outros. Gostamos mesmo de abraçar, beijar, festejar e jogar conversa fora com o propósito de nos relacionarmos, seja no universo profissional ou pessoal.


Assim como a primeira e a segunda guerra mundial, a pandemia está trazendo uma série de transformações comportamentais, econômicas, financeiras e tecnológicas.


Para as empresas que ainda não tinham passado pela transformação digital, estão tendo pouquíssimo tempo para se adaptar, e aquelas que acham que ainda não precisam investir na tecnologia, desculpe! Mas não há mais espaço para você na nova era que estamos entrando.


E nesta loucura toda que estamos vivenciando, o foco deixa de ser as vendas e passa a ser o relacionamento. Mas como manter um bom relacionamento com sua audiência? E como capturar novos clientes?


Nesta fase de isolamento social, o melhor caminho é fazer um marketing de relacionamento humanizado mesmo que seja por meios digitais.


Então seja solidário. Ofereça ajuda. Agora é a hora de você criar uma relação afetiva e emocional com seu cliente! Entenda como você pode contribuir. Demonstre atenção, seriedade com o momento, e respeito nas decisões que ele achar melhor. Não é hora de gerar desconforto no relacionamento entre vocês.


Separei algumas dicas que acho importante para te orientar nesta nova jornada:


  • Aprenda com as grandes marcas, crie algum produto ou serviço que você possa distribuir gratuitamente. É uma ótima oportunidade para fortalecer o valor da sua marca perante seus clientes atuais, e na captação de novos leads.

  • Crie novos serviços no seu portfólio! Já existem vários casos de empresas que tiveram que se reinventar para sobreviver nesta crise. Veja o exemplo de inúmeros restaurantes que até então não tinham delivery, e hoje é a única opção para continuarem ativos neste momento de pandemia. Aprenda com eles.

  • eCommerce, por conta do novo comportamento digital, várias empresas estão faturando muito mais do que antes utilizando os meios digitais. Se o seu projeto de eCommerce estava na gaveta, é a hora de colocá-lo em prática.

  • Redes Sociais, esteja presente agora mais do que nunca, a concorrência pela atenção da sua audiência ficou muito mais acirrada. Faça um planejamento com conteúdo relevante e postagens diárias, e não se esqueça de criar ações de engajamento nos stories como: enquetes, perguntas, desafios, entre outros.

  • Faça “lives” no Instagram, Facebook ou YouTube com parceiros, especialistas do mercado, clientes, entre outros. Lives têm sido um ótimo recurso para estar em evidência.

  • Produza vídeo aulas, tutoriais, dicas entre outros. Segundo a neurociência o ato de aprender gera substâncias prazerosas em nosso organismo e memória de longa duração, então ensine algo para seu cliente.

  • Use o WhatsApp ou Direct do Instagram, para manter uma conversa ativa, intima e segura com seus atuais e futuros clientes.

  • Crie grupos com algum tipo de vantagem, seja promocional ou com conteúdo exclusivo.

  • Email Marketing deixou de ser relevante, mas não deixou de ser importante. Então aproveite para criar uma série de e-mails com base em uma estratégia de funil de vendas.

  • Reuniões online, crie uma rotina para conversar com seu cliente, o fato de ser online não irá interferir no seu grau de intimidade, pelo contrário pode até aproximar ainda mais sua relação com ele.

Apesar de terem muitas empresas colocando seus funcionários em férias, é hora de muito trabalho. Converse com sua equipe e peça a colaboração de todos para que nenhum cliente se sinta desamparado nesta fase.


Para finalizar, pense que tudo isso vai passar, e você com certeza será lembrando pelo valor que gerou para seu cliente e para sua marca.


E sua marca é você!


Conte comigo caso precise de alguma ajuda em relação aos itens acima!

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